sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Curiosidades: Ultrassom para ossos e metais

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram um modo que permite com que o ultrassom penetre nos ossos e até mesmo em metais. Eles fizeram isto utilizando metamateriais (material produzido artificialmente com propriedades físicas não encontradas comumente na natureza) especiais, criados por eles mesmos, que anulam o efeito de distorção causado pelas características físicas dos ossos e dos metais.

De acordo com as simulações feitas por esta equipe de pesquisadores, 28% da energia das ondas de ultrassom passam por um osso. Quando o metamaterial é disposto sobre o osso, 88% da energia das ondas passa sobre eles.

Este é um grande feito que pode mudar a forma como os exames médicos são realizados, assim como pode ser também utilizado para aplicar energia em tumores cerebrais ou localizados dentro de ossos, queimando-os. Exames de ultrassom poderão também ser utilizados para checar peças de metal, como as de aviões.

A equipe trabalha agora na fabricação de protótipos de metamateriais que se adaptem bem à aplicações médicas e para o uso industrial.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário