terça-feira, 7 de outubro de 2014

Humor do Streptococcus


Desde 1933 quando passou a se estudar mais a bactéria patógena Streptococcus pneumoniae é de conhecimento de médicos e cientistas do mundo que ela possuia dois tipos de estado na natureza(equivalente ao humor). A primeira é conhecida como a fase “viva e deixe viver”, classificando a típica forma de um parasita, no qual ele presa pela saúde do hospedeiro para que posso realizar seu metabolismo com maior eficiência e também para que sua principal fonte de energia não cesse. O outro estado seria o mais virulento, que aquelas pessoas que possuem a bactéria podem desenvolver a Pneumonia e futuras complicações.

Entretanto, aparentemente, durante as últimas pesquisas, foi descoberto que a S.pneumoniae possui ainda mais “personalidades”. Cada uma está associada com uma doença mortal, e além disso, cada uma pode emergir de acordo com um interruptor genético específico. Para descobrir tal interruptor, foi designada uma equipe internacional de cientistas que estudam o genoma, que por sua vez, focaram em sistemas de Restrição-Modificação(RM), os quais mediam a regulação gênica através de mudanças epigenéticas(mudanças no DNA de acordo com o meio em que o organismo se encontra).


As pesquisas demonstraram que o Pneumococcus possui a habilidade de gerar subpopulações que possuem padrões de Metilação de DNA distintos. Essas mudanças epigenéticas mudam tanto a expressão gênica quanto os padrões de virulencia. Segundo os cientistas, entender essas mudanças é crucial para o desenvolviemnto de vacinas mais eficientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário