quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Descelularização de órgãos: Uma alternativa para o transplante de órgãos



O uso de células-tronco como fonte para a produção de órgãos desponta como uma ótima alternativa para a realização de transplantes, uma vez que essas células são retiradas do próprio receptor, não ocorrendo reações de rejeição mediadas pelo sistema imunológico. Dessa forma, inúmeras técnicas e estudos vêm sendo desenvolvidos a fim de possibilitar a utilização de células-tronco.


Contudo, diversas restrições éticas, legais e propriamente biológicas vêm dificultando o aprimoramento dessas técnicas. Muitos modelos testados apresentam bom desempenho in vitro e quando aplicados em animais, mas não demonstram a mesma eficiência em relação aos seres humanos. 

Apesar de tudo, já foram reportados grandes avanços no que diz respeito à engenharia de tecidos, ramo que visa principalmente à utilização de células-tronco para a reconstrução de órgãos. Entre esses avanços, pode ser citado o processo de utilização de células-tronco pluripotentes induzidas para a repopularização de arcabouços de órgãos. 

Este procedimento vem sendo apontado por muitos como o mais promissor de todos já realizados até o presente momento, já que demonstra ter bons resultados nos testes realizados. Nele, um determinado órgão é despopularizado, ou seja, são retiradas suas células, restando apenas o arcabouço do órgão. Em seguida, algumas das células retiradas desse órgão são induzidas a pluripotência, tornado-se células-tronco pluripotentes induzidas, da sigla em inglês iPSC.  

As iPSCs geradas são inoculadas no órgão e fazem a sua repopularização. O órgão é reimplantado no paciente e tem apresentando funções fisiológicas normais em todos os testes já realizados. 

Uma grande quantidade de estruturas, como fígado, rins e coração, já foram reconstruídas com o uso dessa técnica, a qual, por utilizar células-tronco induzidas derivadas do próprio paciente, acaba com questões éticas e de ordem jurídica relacionadas a células-tronco embrionárias, por exemplo.


Para ver o artigo completo clique aqui.


Um comentário: