segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Resfriamento de elétrons sem energia externa através da Nanotecnologia.

    Em um estudo realizado recentemente, pesquisadores descobriram como resfriar elétrons a partir da temperatura ambiente com uma técnica que não utiliza qualquer fonte externa. Com isto é possível resfriar componentes eletrônicos ou consumir uma quantidade extremamente baixa de energia para computação.

    O processo é basicamente “forçar” os elétrons através de um poço quântico para reduzir suas vibrações. Esse poço tem uma função semelhante a uma armadilha que aprisiona os elétrons e somente os libera quando uma energia específica para qual foi projetado atinge-o.

    Seong Jin Koh, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos disse que foram os primeiros a esfriar elétrons a temperatura ambiente efetivamente. Em outros estudos o resfriamento era feito quando o dispositivo inteiro era imerso em uma solução fria.

    Este processo foi feito em um chip construído com estruturas em nanoescala sendo uma delas o poço que funciona de uma forma seletiva, ele retém os elétrons e apenas libera os que tiverem uma menor energia, descartando os outros elétrons.


    Para aplicações, muita pesquisa ainda precisa ser feita e a equipe está trabalhando em desenvolver um transístor que trabalhe com esses elétrons frios, fazendo assim com que o transístor consuma 10 vezes menos energia do que os atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário