segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Nariz eletrônico detecta infecções através do cheiro das fezes

Um estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade de Leicester e publicado na revista Metabolomics, relata a criação de um nariz eletrônico que consegue detectar bactérias responsáveis por causar infecções no organismo.

O grupo de pesquisadores britânicos acredita que a invenção pode ser bastante útil a pacientes hospitalizados portadores de infecções causadas por diversos tipos de Clostridium difficile. Essa bactéria é altamente infecciosa e pode causar cólicas abdominais, diarreia e febre. Ela libera um odor único que pode ser detectado pelo aparelho e um diagnóstico rápido pode ser feito.

Após a análise de diversas cepas da bactéria os pesquisadores concluíram que 10 diferentes estirpes produzem odor único e a partir disso conseguiram criar um dispositivo capaz de identificar cada uma delas. Informações detalhadas sobre a infecção podem ser obtidas e auxiliam no tratamento.

Segundo o professor Paul Monks, do Departamento de Química da universidade, “Diagnósticos rápidos e preciso são importante para reduzir infecções causadas por esse gênero de bactéria, bem como para proporcionar o tratamento adequado para pacientes infectados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário