quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Descomplicando o Vestibular: Ciclo do Nitrogênio

          O nitrogênio é um elemento essencial para o funcionamento do corpo dos seres vivos. Presente na composição de proteínas e aminoácidos, o composto está envolvido no controle e coordenação das atividades metabólicas no corpo. A forma de obtenção da molécula de nitrogênio acontece por meio de alimentos que contém a molécula, principalmente plantas, através da relação de nível trófico: consumidor e produtor. Embora 78% do ar seja de N2, poucos são os seres vivos que conseguem fazer a fixação do elemento no organismo.

         Os consumidores conseguem nitrogênio para o corpo por meio do consumo dos produtores ou consumidores de nível trófico inferiores, dependendo do tamanho da cadeia alimentar. Os produtores adquirem o elemento por meio de bactérias presentes nas raízes que fixam o nitrogênio presente no solo para o interior da planta.

          A presença de nitrogênio se deve pelos processos de decomposição de seres vivos, por fungos ou bactérias (Processo de Amonificação) e de Fixação, onde bactérias fixadoras transformam o gás nitrogênio presente na atmosfera em amônia ou nitrato, ao reagir com o elemento hidrogênio. A amônia presente no solo passa pelo processo de Nitrificação, na qual bactérias nitrificantes transformam a amônia em nitritos e, posteriormente, em nitratos. Os nitratos podem ser absorvidos por plantas ou podem passam pelo processo de Desnitrificação, onde bactérias desnitrificantes transformam o nitrato em nitrogênio, que volta para a atmosfera em forma de gás.


1) O processo que chamamos de ­­­­­­­______________ consiste na transformação de _________ em ___________. Esse processo devolve o ___________ para a atmosfera e é feito por bactérias _____________.

a)      Nitrificação, amônia, nitrato, nitrito, nitrificantes.
b)     Desnitrificação, nitratos, gás nitrogênio, nitrogênio, desnitrificantes.
c)      Amonificação, nitrogênio atmosférico, amônia, nitrogênio, amonificantes.
d)     Fixação, nitrogênio, amônia, nitrato, fixadoras.
e)      Fixação do nitrogênio, nitrogênio, amônia, nitrogênio, fixadoras de nitrogênio.


2) Chamamos de nitrificação o processo de transformação da amônia em nitrato por bactérias quimiossintetizantes. Esse processo se divide em duas etapas chamadas respectivamente de:
a)      Nitrificação e desnitrificação
b)     Nitrosação e desnitrificação
c)      Nitrosação e nitratação
d)     Amonificação e nitrificação
e)      Nitrificação e nitratação

Resposta: 1-B 2-C

Nenhum comentário:

Postar um comentário