segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cientistas conseguem aumentar o rendimento da fotossíntese e da produção de biocombustíveis

Organismos fotossintetizantes são aqueles que produzem açucares que alimentam o organismo a partir de dióxido de carbono, da água e da energia luminosa disponível, liberando oxigênio pra a atmosfera.

A fotossíntese é um projeto ineficaz, pois apenas 5% da energia luminosa é capturada e utilizada neste. Cientistas descobriram três novos métodos para aumentar a eficiência da fotossíntese e na geração de biocombustíveis sustentáveis.

O primeiro método é a fotossíntese plug-and-play, este método consiste em conectar duas células por nanofios bacterianos, uma fotossintetizante e outra produtora de biocombustível. A ideia aqui é fazer com que a célula produtora de biocombustível utiliza-se da energia dissipada da célula fotossintetizante para as suas atividades.

O segundo método é o MAGIC – Abordagem Multi-Nível para Geração de Dióxido de Carbono. O objetivo é criar uma bomba de dióxido de carbono alimentada por luz, assim aumentando a disponibilidade de dióxido de carbono para a enzima que promove a fotossíntese e, consecutivamente, aumentando a eficiência fotossintética.


A última é a CAPP - Combinando Algas e Fotossíntese Vegetal, a Chlamydomonas, uma alga unicelular, que possui o seu próprio pirenoide, uma estrutura que ajuda a alga a captar carbono para melhorar seu rendimento fotossintético, o objetivo da equipe é transplantar o pirenoide e seus componentes em plantas superiores, buscando melhorar a eficiência fotossintética dessas plantas e sua produtividade.

Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário