quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Diário de um Engenheiro: Inventor desenvolve folha sintética capaz de produzir Oxigênio

Cada vez mais vemos o quanto a qualidade do ar está em risco. Em cidades grandes como São Paulo, Nova Délhi (capital da India) e Pequim, existe uma alta taxa de poluentes no ar, comprometendo assim a saúde de seus habitantes.

Um novo método para o combate a poluição é a folha sintética (ainda em fase de testes) feita por Julian Melchiorr , um graduado da Royal College of Art, de Londres. A folha é criada a partir de proteínas extraídas da seda e cloroplastos, organela responsável pela realização da fotossíntese, dessa forma, ao equipar a folha sintética com agua e luz, a mesma supostamente age como uma folha real e produz oxigênio.

Mais do que filtrar e fornecer um ar puro, a folha sintética tem também como finalidade servir para o fornecimento de oxigênio em longas viagens para o espaço, “A NASA está pesquisando diferentes formas de produzir oxigênio para viagens espaciais de longa distância, este material pode permitir-nos explorar o espaço muito mais longe agora”  diz Julian.

Por mais que a folha seja um protótipo, já é um grande passo para a ciência criar um produto que forneça oxigênio, tendo em vista que esse foi um dos grandes objetivos de vários cientistas para frear a poluição do ar, será mesmo que finalmente conseguimos um meio de deixarmos nosso ar mais puro?
 Leia mais (link em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário