sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bateria recarregável por suor humano!

A produção de energia renovável é um desafio mundial, e preocupa estudiosos do mundo inteiro, uma vez que a nossa principal fonte é o petróleo, esgotável e poluidor. Formas mais limpas e renováveis de se produzir energia estão em constante desenvolvimento, e é em cima disso que um laboratório nos Estados Unidos tem trabalhado.

A cientista Wenzhao Jia, da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriu um jeito um tanto quanto particular para se produzir energia "renovável". Através de uma substância que nosso corpo produz durante o exercício físico intenso, o lactato - muito semelhante ao ácido láctico -, uma biobateria acoplada à um adesivo na pele é eletricamente carregada.

É uma verdadeira inovação, pois apesar de algumas formas de o corpo humano carregar energia já
Adesivo contendo a biobateria.
existirem, esse método é o único a utilizar o suor. O que acontece no processo, é que uma enzima retira elétrons do lactato presente no suor e então gera uma pequena corrente elétrica. Voluntários conseguiram gerar cerca de  70 microwatts de energia durante 30 minutos na bicicleta ergométrica, o que já é o suficiente para carregar um relógio digital, que consome cerca de 10 microwatts.

De acordo com a pesquisadora, eles já fecharam uma parceria com uma startup de tecnologia, visando aumentar a produção de energia através dessa técnica, para que então seja introduzida no mercado. Com um futuro bem promissor, cientistas americanos dizem que a técnica poderá ser usada para carregar até mesmo smartphones!

Caso você tenha se interessado pela notícia, clique aqui para ser redirecionado para a matéria completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário