segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aerogel

O aerogel é um polímero recentemente sintetizado e já é considerado o maior isolante térmico do mundo, podendo ser utilizado desde a fabricação de tênis extremamente duradouros a trajes de astronautas.

Este polímero foi descoberto através de uma brincadeira entre dois cientistas, o engenheiro químico Steven Kistler apostou com um colega que conseguiria substituir a água de uma gelatina por um gás, sem diminuir o volume do mesmo, e a partir daí, começou-se a desenvolver o aerogel.
          
E essa brincadeira ficou conhecida como um dos materiais mais leves e menos densos do mundo, afinal, 99,8% deste material é composto de espaços que, aparentemente são completamente vazios, porém, estão repletos de ar ! 

O aerogel possui uma estrutura muito forte, aguentando até 4 mil vezes seu próprio peso, podendo absorver água e outros líquidos em velocidade e quantidade espantosas. Graças a sua composição o aerogel anula praticamente os três métodos de condução de calor: condução, convecção e radiação. Esta é uma das características mais importante do material, que chega a ser até 39 vezes mais isolante que a melhor fibra de vidro térmica existente nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário