segunda-feira, 14 de julho de 2014

Tecido vivo vascularizado é impresso por impressora 3D em laboratório no exterior

Uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço é a impressão 3D. Tanto é que imprimir tecidos vivos já se tornou uma prática bem comum nos laboratórios pelo mundo afora.  Porém para que estes sejam utilizados em enxertos, por exemplo, e se tornem funcionais, é necessário que também sejam vascularizados. Para que isso ocorra é necessário imprimir os vasos sanguíneos que servirão de meio de transporte para os nutrientes, assim como já são em tecidos naturais. Esse tipo de impressão é chamada de Bioimpressão, onde “biotintas”, composto de células vivas em solução, são utilizadas.


O verdadeiro desafio se encontra em imprimir diversas camadas de célula porque as camadas que são sobrepostas morrem pela falta de oxigênio e excesso de excretas produzidas pelas próprias células. Para resolver esse problema, pesquisadores criaram vários tipos de biotintas, onde cada uma é responsável por um tipo de célula. Eles também criaram um tipo de biotinta com diferentes propriedades para os vasos sanguíneos.


Essa inovação abrirá novas portas e possibilitara a impressão de tecidos mais espessos e também facilitara nos implantes e enxertos de tecido, pois esses já terão uma rede de vasos sanguíneos que poderá conectar-se com os vasos sanguíneos já existentes no individuo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário