sexta-feira, 18 de julho de 2014

Injeção de gene no coração funciona como marca-passo natural

Estudos realizados em animais demonstrou que introduzir um gene específico no músculo cardíaco poderia contribuir para que um coração debilitado batesse mais forte. Segundo os especialistas esse procedimento poderia, em um futuro distante, substituir os marca-passos eletrônicos utilizados atualmente.

Segundo o cientista responsável pela pesquisa, Eduardo Marban, nessa nova era de tratamentos genéticos os gente não são usados unicamente para corrigir uma doença, eles passam a ser incentivadores de mutações celulares que irão tratar a doença. Essa é a primeira vez que a técnica é utilizada para reprogramar uma célula cardíaca.

O tratamento consiste na introdução de um gene, o TBX18, em uma área do tamanho de um grão de pimenta nas câmaras responsáveis pelo bombeamento do coração. O gene faz com que as células normais do coração se transformem em células sinoatriais, assim cria-se um novo nó sinotrial que é responsável por gerar o impulso que origina os batimentos cardíacos. Esse recém-criado nó assume a função de marca-passo.

O procedimento foi testado em porcos que sofriam de um grave problema que afeta o sistema elétrico do coração e provoca batidas irregulares. O gene foi introduzido através de um cateter sem necessidade de uma cirurgia, no dia seguinte os porcos apresentaram batidas cardíacas mais rápidas do que as dos animais que não foram submetidos ao tratamento.

Os indivíduos que mais se beneficiariam dessa técnica seriam 2% de pacientes com marca-passo que acabaram por desenvolver infecções ou fetos portadores de bloqueio cardíaco congênito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário