quinta-feira, 17 de julho de 2014

Diário de um Engenheiro: Cateter cardíaco recebe circuito eletrônico flexível

  O cateter é um instrumento utilizado para corrigir problemas em veias e artérias. O cateter eletrônico é utilizado em músculos cardíacos para solucionar defeitos como a arritmia. Este instrumento realiza procedimentos no coração em uma única operação, onde anteriormente era necessário a utilização de vários deles, todos inseridos ao mesmo tempo no paciente.

  Esta nova criação possui em sua superfície um circuito eletrônico flexível que executa todas as funções necessárias, fazendo o diagnóstico e o tratamento necessários em uma única incisão. Este circuito contém sensores de temperatura - garantindo que não seja gerado calor em excesso, não danificando os tecidos saudáveis - sensores de pressão, para medir a pressão cardíaca; um sensor para eletrocardiograma, monitorando o coração durante o procedimento; e LED, para iluminar o local e permitir a obtenção de imagens em um monitor externo. 

  O circuito eletrônico é impresso na superfície de um cateter tradicional de polímero e fornece o calor necessário para eliminar tecidos danificados. O cateter utilizado pelos médicos é denominado balão endocardial, que consiste de um tubo longo e flexível com uma seção que apresenta uma parede mais fina.     Quando o dispositivo chega ao local do procedimento, ar comprimido é forçado através do tubo, fazendo com que a seção da parede mais delgada seja inflada e os circuitos eletrônicos expostos.

  O equipamento foi testado em animais sob efeito de anestésicos e no momento não há uma data certa para seu teste em humanos. Os pesquisadores criadores do cateter eletrônico estão também inserindo circuitos eletrônicos em luvas médicas, permitindo que  médicos meçam exatamente a temperatura ou o ritmo cardíaco do paciente apenas pelo toque.

Referências

Redação do Site Inovação Tecnológica, (2011). Cateter cardíaco ganha circuito eletrônico flexível.

Caroline Inocêncio
3º Ano Engenharia Biotecnológica


Nenhum comentário:

Postar um comentário