segunda-feira, 21 de julho de 2014

Curiosidades: Organismos sintéticos podem ajudar na colonização de Marte

De acordo com o geneticista Craig Venter, em uma palestra dada no evento TEDx NASA@Sillicon Valley, formas de vida artificiais que lidam com o gás carbônico já estão em produção. A equipe do biólogo está tentando desenvolver células que conseguem usar o gás carbônico para produzir alimento, combustível, plástico e outros produtos. Além do grande impacto na Terra, Ele acredita que os organismos poderão fazer de Marte um lugar menos inóspito, transformando a fina atmosfera do planeta vermelho, formada basicamente por CO2.

A equipe criou o primeiro organismo sintético do mundo. Os biólogos construíram o genoma da bactéria Mycoplasma mycoides de muitas unidades pré-montadas de DNA. Em seguida, eles transplantaram o genoma na célula de uma espécie semelhante que havia sido esvaziada do seu próprio genoma. A bactéria “hospedeira” logo começou a funcionar e reproduzir-se como uma ocorrência natural de M. mycoides faria.

“A criação de formas de vida novas poderia ajudar a resolver alguns dos problemas fundamentais do mundo, como fornecimento suficiente de energia, alimentos, água potável e medicamentos”, argumenta Venter e afirma que sua prioridade é exatamente essa: utilizar a vida sintética para ajudar a resolver esses grandes problemas na Terra. Nosso planeta, afinal, deve adicionar sua sétima bilionésima pessoa em apenas alguns meses, e o crescimento da população não vai parar por aí. Para alcançar esse objetivo, a empresa de Venter, Synthetic Genomics, está tentando desenvolver algas sintéticas que produzem biocombustíveis de forma barata e eficiente.

Vender ainda diz que os benefícios da vida sintética não tem que ser restritos ao nosso planeta. Enquanto organismos artificialmente feitos poderiam ajudar a conter o avanço das mudanças climáticas na Terra, em Marte eles poderiam fornecer os blocos de construção da vida, utilizando matérias-primas da própria atmosfera do Planeta Vermelho.  

O que você acha ? Segundo o geneticista, basta usar sua imaginação para mudar o futuro.



Um comentário: