sexta-feira, 25 de julho de 2014

Biossensor no combate a dengue



A dengue é considerada uma importante doença que afeta principalmente as regiões tropicais do planeta, causando milhões de infectados por esse vírus e dezenas de milhares de mortes todos os anos. O Brasil está localizado dentro dessa zona tropical, sendo tido como um dos países mais endêmicos dentre todos os que registram a doença.


Contudo, exames para a detecção da dengue ainda não são acessíveis para grande parte da população ou encontram dificuldades para a realização do diagnóstico precoce. Atualmente, o teste mais utilizado no Brasil só pode detectar a doença a partir do sexto dia, o que pode confundi-la com outras enfermidades e atrapalhar no tratamento adequado.


A partir disso, visando o barateamento do exame e a detecção precoce da dengue, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), coordenados pelo professor Francisco Eduardo Gontijo Guimarães, criaram um aparelho que é capaz de diagnosticar o paciente em apenas 20 minutos e transmitir o resultado em tempo real para a visualização em um celular ou notebook.



O dispositivo é equipado com uma membrana metálica, onde são postos anticorpos específicos à proteína NS1, secretada na corrente sanguínea do hospedeiro pelo vírus da dengue nos primeiros dias de infecção. Ao entrar em contato com o sangue infectado, os anticorpos presentes no biossensor interagem com a proteína NS1, gerando um sinal elétrico e confirmando o diagnóstico.


O projeto encontra-se em etapa final de execução e deve ser introduzido em breve no mercado. Com esse novo teste, espera-se  ampliar o acesso ao diagnóstico precoce da dengue e a possibilidade de sua aplicação até mesmo nas regiões mais isoladas do país.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário