sábado, 14 de junho de 2014

Cientistas criam bactéria que come o CO2 do ar

Cientistas da Universidade da Geórgia introduziram cinco genes de uma bactéria subaquática, Metallosphaera sedula, em uma bactéria que vive dentro de vulcões submarinos chamada de Pyrococcus furiosus. A partir dessa experiência, criou-se uma criatura que é capaz de alimentar-se de CO2.

A vantagem dessa bactéria transgênica sob as plantas é que elas se multiplicam mais rápido, podendo absorver mais CO2 do ar. "Agora podemos retirar o gás diretamente da atmosfera, sem ter de esperar as plantas crescerem", diz o bioquímico Michael Adams, autor do estudo.

A ideia é criar usinas de absorção de CO2, onde este microrganismo seria criado em grande escala, para frear o aquecimento global. Além disso, poderia aproveitar o metabólito secretado, o ácido 3-hidroxipropiônico, para fazer acrílicos por exemplo.

No entanto, caso essa bactéria se reproduza de forma descontrolada, ela pode consumir CO2 em excesso e esfriar demais a atmosfera, podendo ocasionar uma era glacial. A segurança natural contra essa problemática é a restrição de 70ºC para a bactéria conseguir absorver o CO2, temperatura que só poderia ser mantida artificialmente nas usinas. 

Um comentário: