domingo, 1 de junho de 2014

Brasileiros descobrem vírus gigante na Amazônia

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Aix-Marseille, na França descobriram nas águas do Rio Negro, na Amazônia, um vírus gigante. O mesmo foi batizado de Samba e é o maior vírus identificado no país, tendo doze vezes o tamanho do vírus da dengue e cem vezes mais material genético.

A pesquisa se baseou em coletar amostras, analisá-las em laboratório, depois isolar o vírus em uma ameba para que este pudesse se reproduzir, já que para isso necessita parasitar outros organismos.

"O Rio Negro é um meio ácido, diferente de outros rios", disse Jônatas Abrahão, professor de virologia da UFMG, dando uma possível explicação para o surpreendente tamanho do Samba e sua quantidade elevada de material genético necessária para a adaptação do vírus a esse rio.

Mais curiosidades a respeito dessa descoberta são a capacidade do vírus de codificar mil proteínas e a composição do mesmo por 1,2 milhão de pares de bases de DNA.

Contudo, ainda não se foi definido se o vírus é um risco à saúde humana. O professor salientou que o tamanho e a complexidade do Samba não o tornam necessariamente mais perigoso.

Os cientistas também anunciaram a descoberta de um vírus batizado de Rio Negro, que infecta o Samba. Por essa característica, o Rio Negro é classificado como um virófago, nome dado a um vírus que parasita outro. Ele é capaz de diminuir a multiplicação do Samba e provocar defeitos de formação nos "descendentes".

Para ver a reportagem na íntegra clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário