sábado, 24 de maio de 2014

Pesquisadores descobrem composto mais eficaz contra doença de chagas

Grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, descobriram uma forma de deixar o tratamento contra a doença de Chagas mais eficaz e com menos sofrimento ao paciente. Após 15 anos de estudos, este grupo desenvolveu um composto capaz de inibir a enzima do Trypanosoma cruzi, protozoário responsável pela patologia, e impedir que o parasita se desenvolva no organismo.

Hoje em dia, existem apenas dois medicamentos que são capazes de amenizar os sintomas da doença, que ainda não tem cura. O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um medicamento com princípio ativo mais seletivo que minimize os efeitos colaterais, agindo apenas nas regiões afetadas pelo parasita.

A equipe inseriu o composto desenvolvido em contato com as células infectadas pelo
Trypanosoma cruzi. A meta era matar os parasitas bloqueando a proteína, impedindo que exerça sua principal função. A partir de agora o composto será testado em animais. Caso a enzima do protozoário seja completamente eliminada, a previsão é que em cinco anos possa existir um novo medicamento para combater a doença.


Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário