domingo, 23 de fevereiro de 2014

Proteção genética contra Asma e Obesidade

Pesquisadores espanhóis da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona (Espanha) descobriram uma variante comum do genoma humano que protege da asma e da obesidade. Segundo os pesquisadores, esta é a primeira vez que se consegue um teste convincente da existência de uma variante genética comum para asma e obesidade. 
Os resultados da pesquisa foram obtidos utilizando novas ferramentas de bioinformáticas capazes de analisar o genoma completo para detectar regiões onde há inversões (alterações que podem ou não derivar em patologia) e analisá-las em relação a doenças comuns usando dados existentes de indivíduos estudados.
Este tipo de estudo até então possuía um custo elevado para sua realização, uma vez que não existiam métodos para analisar de forma massiva as inversões genômicos em grandes populações.
Os resultados mostram que a região genômica analisada varia segundo o continente onde a pessoa vive. Trata-se de um exemplo de como as variações do genoma podem ser selecionadas em função da adaptação dos seres humanos a seu ambiente, neste caso, as necessidades metabólicas em relação ao clima.
Esta nova descoberta pode auxiliar no mapeamento das populações mais afetadas com estas doenças e no possível desenvolvimento de profilaxias e tratamentos para as mesmas. 
Para saber mais, leia a reportagem completa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário