quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Hibernação de ursos pode dar pistas para tratamento de obesidade e diabetes

Urso
           Estima-se que 1,5 milhões de pessoas de todo o mundo estejam acima do peso, todavia ainda existem poucos remédios para a obesidade e estes costumam causar efeitos colaterais. Nesse contexto, o pesquisador Kevin Corbit, da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, publicou um artigo no jornal The New York Times, sugerindo que o período de hibernação dos ursos pode dar pistas sobre o tratamento da obesidade e da diabetes.

No verão, estes animais podem ganhar mais de sete quilos por dia, porém não armazenam gordura em locais que podem ser prejudiciais a saúde como acontece nos humanos. Além disso, os ursos conseguem "desligar" suas funções renais durante esse período, resultando em rins danificados e altos níveis de toxinas no sangue (suficientes para matar um ser humano), mas esse processo é revertido quando o animal acorda, e os rins são restaurados, sem nenhuma sequela.

Quanto à insulina, os ursos controlam a atividade do gene PTEN, assim são capazes de modificar as respostas do organismo em relação à insulina, logo ficam mais sensíveis a ela quando estão bem alimentados e tornam-se resistentes durante a hibernação, como ocorre nos diabéticos. No entanto, o nível de açúcar no sangue permanece sem alterações.

O objetivo de Corbit é estudar como essas alterações ocorrem nos animais e buscar pistas que possam ser aplicadas nos seres humano.


Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário