sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Entrevista: Karoline Mansano

Karoline Mansano, graduanda do 9º semestre de Engenharia Biotecnológica na UNESP Assis e atual presidente da Biotec Júnior, conta da jornada no MEJ e todo seu aprendizado dentro da Empresa Junior. Confira!



Descomplicando: Como é a sua atuação no movimento empresa Júnior (MEJ)? 

Karoline: Primeiramente agradeço a oportunidade desta entrevista.
Minha atuação no movimento empresa Júnior vem desde 2010, no meu primeiro ano de faculdade. Antes mesmo de entrar na Unesp eu comecei a pesquisar as oportunidades que a universidade me trariam, foi então que me deparei com o Movimento Empresa Júnior, mais especificamente com a Biotec Júnior. Em junho de 2010 me inscrevi no processo seletivo da Biotec Júnior e neste mesmo ano ingressei como trainee da EJ. Nos anos seguintes atuei como membro, vice diretora e diretora do departamento de Comunicação e Marketing, seguido da vice-presidência e atualmente da presidência. Nos primeiros anos tive um contato grande com outras ejs através de benchmarks e do Enejunesp (Encontro das Empresas Juniores da Unesp) que no meu ano de trainee foi sediado pelo Biotec Júnior em Assis. Durante meus anos de MEJ, participei de muitos eventos relacionados ao movimento e participei do núcleo Unesp, onde a cada dia me aprofundo e apaixono mais por ser empresária Júnior. 

Descomplicando: Quais são os principais pontos que você pode apontar onde o MEJ e a Biotec Júnior agregaram em sua vida?

Karoline: O MEJ e a Biotec Júnior me agregaram muito nesse anos todos, e dia após dia vejo o quanto cresci e amadureci com essa vida. Hoje tenho uma visão muito mais sistêmica de tudo, além de ver as coisas "fora da caixinha". Sem duvida o papel de presidente tem muita influência nisso, porém eu só sou quem sou e tenho a experiência que tenho, devido a muito esforço e força de vontade. Acredito que a maior experiência que o MEJ me proporcionou foi a de trazer a oportunidade de poder aprender errando e fazendo. Só vivendo o dia a dia de uma empresa Júnior, somado as demais atividade de graduação, que aprendi a organizar meu tempo, fazer contatos para o meu futuro e mostrar responsabilidade e comprometimento através de um trabalho bem feito. Vejo que tudo que o MEJ e a Biotec Júnior me proporcionaram não pararam por aqui. São frutos que planto no dia a dia e que verei o resultado durante a vida toda. No fundo, essa pergunta não tem uma resposta clara, porém resumo ela em um principal ponto: o aprendizado.

Descomplicando: Em sua gestão como presidente, qual foi sua visão geral da empresa? Quais eram suas metas e o que você acredita ter deixado de legado? 

Karoline: Sem duvidas 2013 foi um ano muito conturbado, porém em um balanço geral, tenho que a felicidade de dizer que cumprimos nossas metas. Tínhamos um grande planejamento para a nossa gestão. Eu e a Gabriela Mazali, a vice presidente, tivemos um cuidado ao planejar a gestão e ao gerencia-la. Cada membro teve papel fundamental em todas as conquistas. Então, digo que me sinto realizada e com muitas metas cumpridas. 
De todo o planejamento destaco algumas metas realizadas com êxito: aumentar a visibilidade da empresa para o MEJ, para os clientes e parceiros, aumentar a capacitação dos membros com um programa extenso de treinamentos, criar planos de ação a fim de tornar nosso projetos consultorias. Esses três pilares,  ao meu ver, marcaram a gestão 2013: Consolidar a marca, capacitar os membros e aprimorar projetos.

Descomplicando: Qual foi sua trajetória na Biotec Júnior e quais são seus planos para a empresa no futuro?

Karoline: Como já dito, minha trajetória na Biotec Júnior teve inicio em 2010 e continuará em 2014, ano que farei parte do conselho gestor da minha EJ, contribuindo com todas as minhas experiências acumuladas. Como conselho gestor não pretendo fazer muitos planos para a empresa, acredito que isso não cabe a mim mais, mas sim a toda uma gestão que esta se formando. Particularmente só desejo que a Biotec Júnior continue crescendo, sem se esquecer dos valores e de todo o histórico construído nesses 6 anos, aprendendo com a cultura dos valores e dos erros, com gestores que se superem cada vez mais.

Descomplicando: Qual ou quais são os maiores aprendizados que você vai levar dessa experiência? 

Karoline: Difícil descrever claramente, quem me conhece sabe que me faltam palavras e me sobram emoções. A Biotec Júnior durante 2013 foi, mais do que em qualquer época, a minha vida. Me dediquei de corpo e alma, literalmente. Tentei ser empresária, tentei ser a melhor. Aprendi muito, errei muito, ganhei muito e cresci mais ainda. Construí, com cada membro, uma ej mais forte, mais conhecida e mais reconhecida. 

Que venha 2014, que venham muitos anos de trabalho, dedicação, responsabilidade e comprometimento. Que venham as próximas gestões. Meu trabalho ainda não acabou, e não sei se um dia acabará, pois quero sempre estar a disposição da empresa, tentando retribuir tudo o que ela me presenteou. Se hoje sou quem sou, sem duvida é porque por muito mais tempo, sou Biotec Júnior. 

Em nome da Biotec Junior parabenizamos e agradecemos a atual presidente, Karoline Mansano, por todo seu trabalho e esforço pela e por a Empresa. Desejamos todo o sucesso do mundo e que essa experiência seja levada adiante pela empresa e por você. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário