domingo, 29 de dezembro de 2013

Diagnóstico de doenças pelo olfato de abelhas


       Alguns insetos têm o olfato tão apurado que conseguem identificar o odor mais remoto, até mesmo se consiste em apenas algumas moléculas. Cientistas particularmente intrigados pelo fato de que esses animais podem ser ensinados a detectar várias substâncias, de manfetaminas a ingredientes de explosivos, já conseguiram efetivamente identificar doenças como tuberculose e diabetes através deles.

  Susana Soares, uma pesquisadora portuguesa erradicada no Reino Unido, criou uma maneira simples e elegante de aproveitar abelhas pra identificar várias doenças, incluindo cânceres como tumores de pulmão e ovários. O aparato de vidro chamado Bee's consiste em um grande recipiente conectado à um menor em seu interior. Depois de treinar as abelhas a associar o odor de uma substância específica à uma recompensa de comida, como açúcar, os insetos são colocados no recipiente maior por uma abertura, de maneira que o paciente deve assoprar no compartimento menor e esperar para ver se as abelhas se unem a espera de recompensa a partir do hálito da pessoa.

        Apesar de haver estudos com outros animais, como cães e camundongos, para detectar odores, os insetos oferecem uma vantagem em cima dos mamíferos: as antenas, que tornam sua percepção muito mais apurada. Estudos revelam que diagnósticos feitos com o olfato de cães se mostraram corretos em apenas 71% das vezes, enquanto com abelhas o nível de acerto foi de 91%. Além disso, em contraste com os cães, que levam meses para serem treinados, as abelhas podem aprender essa nova função em até 10 minutos.

        Para saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário