sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Janelas que transformam luz solar em energia

Cientistas chineses desenvolveram uma janela inteligente que capta a energia solar e é capaz de gerar e economizar energia simultaneamente. O projeto foi publicado na revista "Nature Scientific Reports" e ele vem com intuito de ser mais uma tecnologia para produção de energia alternativa, já que contribui na redução de gastos com energia elétrica.


Diferentemente das janelas comuns, que permite a transferência de calor para fora do prédio no inverno e a entrada de raios solares no verão, essas novas regulam todos esses processos. Segundo Yanfeng Gao, da Academia Chinesa de Ciências, as janelas inteligentes atuais regulam a quantidade de luz e calor, deixando se dissipar grande parte da energia potencial. O cientista afirma que a principal inovação que ele criou para essa nova janela foi não só a geração de energia, mas também a economia desta.

O material utilizado para regular a radiação infravermelha, foi óxido de vanádio (VO2) descoberto pela equipe de pesquisadores de Gao. O VO2 altera suas propriedades em decorrência da temperatura ambiente, abaixo de um certo nível de temperatura ele se torna isolante e permite a penetração da luz infravermelha e acima deste nível torna-se reflexivo. Assim controlam a quantidade de energia potencial produzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário