quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Curiosidades: barata ciborgue à venda



A Backyard Brains, companhia situada em Michigan e que objetiva levar ciência para um público comercial, desenvolveu um dispositivo que permite o controle via Bluetooth dos movimentos de uma barata de verdade. E, não parando por aí, a empresa começa a vender a “BarataRobô” em novembro desse ano. De acordo com os criadores, a intenção das vendas é popularizar a neurociência e ensinar neurotecnologia e eletrônica. 

Os cofundadores Greg Gage e Tim Marzullo desenvolveram um circuito que pode ser implantado em uma barata, numa cirurgia onde um fio será inserido na antena do animal permitindo que o sistema se comunique diretamente com os neurônios através de pequenos impulsos elétricos. Como as descargas elétricas produzidas são pequenas, a barata não chega a sentir dor, sendo o sinal interpretado como uma reação natural, como desviar de obstáculos.

Falando dos benefícios dessa invenção, Marzullo diz que a ideia é que até mesmo jovens cursando o ensino médio já comecem a se familiarizar com o assunto e aprender sobre os sinais elétricos no cérebro e sobre microcircuitos estudando o próprio aparelho.

Depois de algum tempo, a barata se acostuma com os estímulos e passa a ignorá-los, o que abre a possibilidade de estudar a adaptação e o hábito causado por sinais elétricos frequentes. A partir desse ponto o ciborgue chega ao fim, e a barata pode viver normalmente.

O kit da “BarataRobô” custa cerca de R$220 e contém o dispositivo acoplado às asas, três eletrodos, uma bateria e um aplicativo gratuito, atualmente disponível para iPhones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário