quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Biotecnologia pode ajudar no tratamento de infecções intestinais

Pesquisadores brasileiros modificaram geneticamente uma bactéria para que ela produzisse uma proteína capaz de exterminar vermes parasitas de intestino. Segundo Rose Gomes Monnerat, pesquisadora da Embrapa, a ideia do estudo é tornar a terapia para infecções intestinais mais efetiva, já que, de acordo com ela, mais de duas bilhões de pessoas em todo o mundo sofrem com problemas relacionados ao intestino.

Os cientistas já conheciam a proteína Cry5B por sua capacidade de matar parasitas, mas ela é, normalmente, sintetizada pela Bacillus trhuringiensis, uma bactéria não indicada para tratamentos desse tipo. Por isso, os pesquisadores inseriram o gene responsável pela produção dessa proteína em uma bactéria similar: a Bacillus subtilis, utilizada na indústria de alimentos para fabricação de iogurtes. Testes realizados em ratos de laboratório mostraram que as proteínas produzidas por essa bactéria conseguiram reduzir em até 93% o grau de infecção nesses animais – um índice ainda maior que o de outras drogas utilizadas com a mesma finalidade.

“Apesar dos resultados terem sido obtidos a partir de modelos animais de infecções, os microrganismos utilizados para a pesquisa são bastante parecidos com os que afetam os seres humanos”, afirma Manoel Lemos, biólogo da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Para ele, a descoberta pode representar avanço no tratamento de doenças do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário