sábado, 21 de setembro de 2013

"Enganando" o HIV

Encontrar uma maneira efetiva de combater a infecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem sido um desafio para cientistas pois o vírus muta-se constantemente, se tornando rapidamente imune à medicação. Um grupo de pesquisadores da Drexel University está tentando ficar “um passo a frente” do vírus criando um microbicida que faz com que o HVI destrua a si mesmo.
Desenvolvido e testado por cientistas da Drexel’s College of Engineering; School of Medical Engineering, Science and Health Systems; e College of Medicine, seu nome é DAVEI (Dual Action Virolytic Entry Inhibitor) e é a técnica de tratamento de HIV mais recente a destruir células infectadas sem alterar as saudáveis. A idéia por trás disso é fazer uma molécula que seqüestra o mecanismo do vírus que se liga e destrói as células saudáveis e o induz a autodestruir-se.
Um importante papel desse mecanismo é abrir a membrana viral, e liberar seu conteúdo nocivo, quando ativadas, porém essa ativação não necessariamente precisa ser uma célula-alvo. Portanto, foram arquitetadas maneiras particulares de ativar o mecanismo para que essa membrana seja aberta prematuramente, liberando seu interior ao espaço extracelular. Pela falta de um termo melhor, o DAVEI “engana” o vírus a “pensar” que ele infectará uma célula quando, na verdade, liberará seu conteúdo genético sem causar danos ao organismo e morrerá.
Clique aqui para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário