sábado, 3 de agosto de 2013

Pesquisa pode originar a cura para alergia a gatos

Gatos: a principal causa da alergia a esses animais é uma proteína denominada Fel d 1, encontrada em partículas de pele e saliva Uma equipe de pesquisadores da Inglaterra, Suécia e Estados Unidos identificou o receptor celular responsável por reconhecer as substâncias microscópicas que se desprendem da pele e saliva dos gatos, desencadeando uma reação alérgica em alguns organismos.

Os sintomas característicos da alergia – espirros, coceira e dificuldade para respirar – são causados por uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância externa ao corpo, que é identificada como perigosa.

A causa mais comum da alergia a gatos é a proteína denominada Fel d1, encontrada nas substâncias microscópicas que se desprendem desses animais, sendo uma espécie de caspa invisível a olho nu.

Os cientistas identificaram que um receptor chamado TLR4 é a parte do sistema imunológico responsável por reconhecer essa proteína. O organismo de algumas pessoas, porém, possui um sistema imunológico mais sensível à proteína do gato. Nesses casos, o corpo, depois de reconhecer a proteína, desencadeia uma resposta imunológica exagerada.

A partir desse achado, os autores da pesquisa utilizaram um medicamento que limita a resposta do TLR4 e, com isso, conseguiram bloquear os efeitos da proteína Fel d1 nas células, evitando uma reação do sistema imunológico. Para os pesquisadores, essa descoberta pode abrir caminho para novos tratamentos para pessoas alérgicas a gatos e, possivelmente, também a cachorros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário