sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Coração artificial transplantável mais econômico

Cientistas da Universidade de São Paulo e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia desenvolveram um coração artificial implantável, o produto já está sendo testado em bezerros e aguarda os resultados para uma possível utilização no homem. A insuficiência cardíaca acomete cerca de 6,5 milhões de pessoas no país, e a utilização desde equipamento poderia auxiliar as vítimas dessa doença.


O dispositivo não substitui o coração, mas auxilia o bombeamento do sangue diminuindo os sintomas da doença. O coração artificial transplantável já é realidade no mundo, mas a importação tem um preço muito elevado, e o desenvolvimento da tecnologia brasileira diminuiria os custo do aparelho, pois enquanto o importado custa em torno de 200 mil reais , o objetivo do dispositivo é custar cerca de 10 mil reais.

Os pesquisadores preveem que o implante do equipamento deve ser realizado em uma cavidade próxima ao coração. Segundo um dos realizadores, a próxima etapa do projeto é tornar o produto competitivo com os modelos do exterior.

Leia mais :clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário