sábado, 1 de junho de 2013

Nova vacina contra a malária tem resultado positivo na erradicação da doença

A vacina, desenvolvida por pesquisadores japoneses da Universidade de Osaka, pode diminuir em até 72%  do número de pessoas infectadas pela doença. O estudo foi feito a partir de testes aplicados em adultos no Japão e em uma zona de malária endêmica no norte de Uganda, África, entre 2010 e 2011. Os resultados foram publicados na revista científica americana "PLOS One" nessa semana.

Os pesquisadores desenvolveram a vacina em pó, com o nome de BK-SE36, a partir da modificação genética da proteína encontrada no protozoário, que foi misturada com gel de hidróxido de alumínio. Assim, a vacina destrói o protozoário ao entrar em contato com o corpo humano.

A malária é causada pelo protozoário do gênero Plasmodium, transmitida ao ser humano por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles. E, embora existam medicamentos contra a doença, estudos mostraram que alguns dos protozoários apresentaram crescente resistência a esses remédios, o que torna a vacina a melhor forma de combate à doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária mata cerca de 650 mil pessoas ao ano, a maioria são crianças africanas com menos de 5 anos de idade. A ocorrência da doença acontece majoritariamente em regiões de países subdesenvolvidos, situados em áreas quentes do planeta, em geral, próximas a linha do Equador, que sofrem com a carência de saúde pública e saneamento básico.

Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário