sexta-feira, 21 de junho de 2013

Luva sensorial

Durante diversos serviços ou pesquisas, diferentes profissionais entram em contato com muitas substâncias, e dentre estas, algumas são tóxicas. Caso haja contato com este tipo de substância é necessário um cuidado maior para evitar acidentes. Entretanto, o grande problema consistia na identificação das substâncias tóxicas. Este problema foi resolvido com a criação de uma luva fabricada com um tecido que muda de cor imediatamente ao entrar em contato com esta substância.
Segundo a Dra. Sabine Trupp, do Instituto de Tecnologias de Estado Sólido, na Alemanha, a luva sensorial é voltada sobretudo para trabalhadores da indústria química, de semicondutores e de laboratórios, onde muitas substâncias agressivas são imperceptíveis aos sentidos humanos.
O sinal de alerta é disparado por um corante integrado no tecido da luva, que reage com a presença de analitos, neste caso, as substâncias tóxicas.
Como os sensores são aplicados nos tecidos por meio de impressão, a técnica não ficará restrita às luvas, podendo ser usada em roupas, aventais e até instrumentos e móveis.
Luva muda de cor quando toca em substâncias tóxicas
Os sensores aplicados no tecido por meio de impressão permite que a técnica não fique estrita às luvas.
O próximo passo da pesquisa, segundo Sabine, é criar módulos sensores miniaturizados, que possam detectar as substâncias tóxicas, gravar as imagens e transmitir os dados para um sistema de alerta central.
Isto também permitirá medidas adicionais de proteção ao trabalhador, contando quantas vezes cada indivíduo fica exposto a materiais tóxicos.
Leia a reportagem completa aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário