sexta-feira, 10 de maio de 2013

Proteína que reverte efeitos do envelhecimento no coração

"A forma mais comum de insuficiência cardíaca (nos idosos) é, na verdade, uma forma que não é causada por ataque cardíaco, mas está muito relacionada ao envelhecimento do coração", afirmou Amy Wagers. "Nesse estudo, conseguimos mostrar que uma proteína que circula no sangue está relacionada ao processo de envelhecimento, e se dermos essa proteína a ratos mais velhos, conseguimos reverter o envelhecimento do coração em um curto período", garantiu Richard T. Lee.

Esses dois depoimentos demonstram a importância da descoberta desses cientistas do Instituto de Células-Tronco de Harvard. Eles identificaram uma proteína presente no sangue de ratos e humanos que pode constituir o primeiro tratamento efetivo para uma das formas de insuficiência cardíaca relacionada à idade que mais afeta as pessoas. Quando a proteína, denominada GDF-11, foi injetada em ratos velhos - que desenvolvem paredes do coração mais espessas com o passar do tempo, assim como os humanos - os corações tiveram redução no tamanho e espessura, ficando semelhantes aos órgãos de animais mais jovens

Os pesquisadores estão agora trabalhando na transposição da GDF-11 para estudos clínicos - o que eles estimam que pode levar de quatro a cinco anos para começar - e tentam descobrir que outros tipos de tecido a proteína pode afetar.

Para mais informações, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário