sábado, 4 de maio de 2013

Leite materno auxilia no combate a bactérias resistentes


Cientistas descobriram uma proteína presente no leite materno que reduz a resistência aos antibióticos desenvolvida por algumas bactérias.


A proteína se apresenta como uma ótima opção para o combate as “superbactérias” que são resistentes aos antibióticos conhecidos e são muito encontradas no meio hospitalar.

Experiências com animais revelaram que a proteína, conhecido como HAMLET aumenta a sensibilidade de bactérias a diversos antibióticos, como por exemplo, a penicilina e a eritromicina.  Os resultados foram tão evidentes que as bactérias que eram resistentes a penicilina, como o estreptococo causador da pneumonia, recuperaram completamente sua sensibilidade aos antibióticos aos quais eram resistentes anteriormente.

Alem disso a proteína tem o potencial de reduzir a quantidade de antibióticos necessária para o controle da infecção, alem de permitir o uso de antibióticos mais comuns contra agentes infecciosos resistentes.

Identificou-se também que as bactérias tem dificuldade para desenvolver resistência à proteína, com isso elas acabam morrendo e esse fato ainda é observado para uma exposição continua das diferentes gerações de bactéria.

O diferencial desse tratamento é que diferente dos tratamentos sintéticos, HAMLET é uma substancia produzida naturalmente no leite humano não possuindo assim efeitos colaterais tóxicos possivelmente observados em antibióticos mais fortes indicados para patógenos mais resistentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário