terça-feira, 21 de maio de 2013

Curiosidades: os benefícios do arroz

Alimento muito presente na dieta dos brasileiros, o arroz é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras e, por ser tão comum, muitas vezes não nos damos conta do que ele oferece e acabamos consumindo por costume ou praticidade. Desde um melhor controle do peso à prevenção de doenças como o câncer, é possível observar os benefícios dos vários tipos desse grão na nossa dieta.


Apesar de ser o mais consumido, o arroz branco é o que traz menos benefícios, dentre os demais, principalmente pela retirada da sua casca durante o seu refinamento. Ainda assim, é uma importante fonte de carboidratos e o mais fácil de ser digerido pelo corpo. Já o arroz integral, durante seu preparo, não passa pelo processo normal de refinamento, permanecendo a camada externa do grão, que é onde se encontram a maioria das fibras. Estas ajudam a diminuir o valor calórico do alimento, além de colaborar com o funcionamento do intestino. Ele também possui mais vitaminas e magnésio e é fonte de potássio, que reduz os riscos de infarto e câncer.


Cada vez mais fácil de ser encontrado, o arroz vermelho traz grande ajuda ao coração, por favorecer a circulação sanguínea e reduzir o nível de colesterol (LDL). Isso devido à presença de monocolina, tipo de proteína que compõe as fibras elásticas. Apresenta mais ferro e zinco que o arroz tradicional, ainda prevenindo infartos e derrames cerebrais.


Um tipo pouco comum no Brasil é o arroz preto, que pode ser um grande aliado na perda de peso. Isso por causa de sua maior quantidade de fibras, até em relação ao arroz integral: o organismo se desgasta mais ao ter que processar mais fibras, aumentando a queima calórica. Contém, ainda, elevado teor de ferro e é mais rico em antioxidantes do que o integral, ajudando no combate aos radicais livres e, dessa maneira, evitando o envelhecimento precoce e prevenindo problemas vasculares, câncer e doenças degenerativas.


Existem, também, várias pesquisas no mundo todo buscando suprir algumas deficiências do arroz e com o objetivo de torná-lo um alimento cada vez mais completo, como é o caso do “arroz dourado”. Criado através de técnicas de engenharia genética, é uma variedade rica em betacaroteno, substância que da origem à vitamina A. Sendo parte importante da alimentação de boa parcela da população mundial, a modificação do arroz, que já contem muitas qualidades, pode ajudar a prevenir cegueira e inclusive a morte por deficiência dessa vitamina no corpo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário