segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cientistas reprogramam células de urina para gerar neurônios

Células progenitoras neurais derivadas de urina humana
Os mesmos cientistas que identificaram células do rim na urina humana, que podem tornar-se células-tronco pluripotentes, conseguiram reprogramar células dessa urina em células cerebrais (progenitoras neurais), contribuindo para avanços em doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson.

A publicação do periódico Nature Methods afirma que as células isoladas foram de três doadores, de 10, 22, e 37 anos, e reprogramadas para gerar as células progenitoras (NPCs). A importância dessas NPCs se dá pela possibilidade de se subdividir e dar origem a neurônios funcionais distintos in vitro, e tem a vantagem de poderem ser "expandidas" em laboratório antes de se dividirem em neurônios.

"Neurônios derivados dessas células podem ser úteis para pesquisas em males neurodegenerativos e para o teste de novos medicamentos", conclui um comunicado da Nature Methods, já que ainda não há medicamentos eficazes para combater diversas doenças neurológicas.

Como essas células podem ser colhidas de praticamente qualquer paciente, e por proliferarem em cultura, é possível criar mais rapidamente uma grande quantidade de células específicas para cada paciente, aumentando sua eficiência.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário