quarta-feira, 29 de maio de 2013

Brasileiros criam o 1º monitor cardíaco portátil do mundo

Pesquisadores brasileiros criaram o primeiro monitor cardíaco portátil do mundo, o Nexcor. O aparelho detecta problemas no coração do usuário e transmite os dados para uma central de atendimento ou hospital através da rede de celular.

O objetivo é reduzir o grande número de mortes por infartos que não são percebidos nos primeiros instantes por não apresentarem sintomas. “O Brasil possui cerca de 1.200.000 pessoas com problemas cardíacos e a identificação precoce destas doenças poderá evitar milhares de mortes todos os anos”, afirma Antônio André, presidente da Corcam, desenvolvedora da tecnologia.

“A probabilidade de ocorrências de cardiopatias cresce devido à má qualidade da alimentação, obesidade, sedentarismo, estresse e o fumo. O Nexcor ajuda na identificação precoce, pode salvar vidas e economizar milhões de reais em despesas médicas e hospitalares”, afirma André.

O desenvolvimento levou cinco anos e envolveu 40 profissionais, entre médicos engenheiros e pesquisadores. “O Nexcor é um aparelho único em seu gênero com funcionalidades integradas e o primeiro totalmente autônomo, ou seja, que não depende de nenhuma ação do usuário”, diz André. 

O aparelho tem o tamanho de um celular e pode ser usado até mesmo no bolso do paciente. O monitoramento deve ser contínuo. Isso porque o Nexcor acompanha os batimentos do coração em tempo real.

O Nexcor será alugado sob prescrição médica e poderá ser encontrado em hospitais, clínicas especializadas e laboratórios ainda neste semestre. O valor da locação será de aproximadamente 600 reais por semana.

Para saber mais, clique aqui. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário