sexta-feira, 12 de abril de 2013

Descomplicando o Vestibular: Embriologia - Clivagem, desenvolvimento embrionário (anfioxo) e camadas germinativas.

Antes mesmo de começar a definir os termos relatados no título é sempre legal esclarecer o máximo possivél as terminologias que usaremos. Antes de tudo é bom ratificar que o zigoto masculino é chamado de Espermatozóide e o feminino de ovócito ou oócito secundário. Pois bem, usamos a terminologia de óvulo só quando ocorre a junção de um gameta feminino (ovócito II) e um gameta masculino sadio (Espermatozóide). Tendo em mente isso podemos começar o nosso Descomplicando o Vestibular.

Clivagem

O processo de Clivagem nada mais é do que divisões mitóticas (via mitose) que sofre o óvulo, produzindo células-filhas, denominadas Blastômeros, sem ocorrer simultâneamente o crescimento do citoplasma. De acordo com a quantidade de Vitelo podemos classificar a clivagem como:

Clivagem Total ou Holoblástica:

·         Igual: Quando os Blastômeros produzidos são de mesmo tamanho. Isso porque a quantidade de Vitelo é nula ou é baixa, como no caso dos humanos. (Parte 1 da figura I)
·         Desigual: Quando produz blastômeros de tamanhos diferentes: Os Micrômeros, localizados no pólo menor (onde se encontra o núcleo) e o Macrômeros, localizados no pólo maior (onde está o Vitelo – reserva nutritiva para o desenvolvimento do embrião). Como em óvulos com muito vitelo, como no caso das aves.
OBS: Algumas publicações ainda utilizam a termologia de pólo Animal e pólo Vegetativo para os pólos menor e maior do óvulo. Apesar de muitos ainda utilizarem esta terminologia é legal de deixar claro a todos que estas terminologias estão caindo em desuso, principalmente dentro das Universidades. (Parte 2 da figura I)

·         Clivagem Meroblástica ou parcial: Ocorre em apenas uma parte do óvulo.

Figura I



Desenvolvimento Embrionário do Anfioxo

Por poder ser considerado semelhante a um possivél ancestral dos vertebrados o desenvolvimento do anfioxo é usado como modelo de estudo.

O óvulo do anfioxo é do tipo que tem clivagem Holoblástica Igual. O zigoto, logo após sua primeira clivagem é chamado de Meridional, pois tem sua divisão em dois blastômeros idênticos, sendo que um dos blastômeros dará origem ao lado direito e o outro dará origem ao lado esquerdo, surgindo assim a simetria bilateral.

Já a segunda clivagem tem o mesmo plano de divisão, porém perpendicular à anterior gerando 4 blastômeros. A terceira clivagem ocorre um pouco acima do equador do óvulo, na horizontal, produzindo 8 células-filhas. Dividindo-se em micrômeros e macrômeros. Após a quinta clivagem obtém um estágio com 32 blastômeros, sendo denominada a estrutura de Môrula.

Com o decorrer das divisões, os blastômeros acabam criando um espaço entre si, originando a cavidade central denominada Blastocele, envolvida por uma camada interna chamada de Blastoderme.Toda essa estrutura é chamada de Blástula.
                 
Devido a maior frequencia de divisões de blastômeros, os micrômeros e os macrômeros são ‘empurrado’ e invaginam para o interior da blastocela, iniciando a fase conhecida como Gastrulação; ocorre diminuição da blastocela formando uma cavidade chamada de arquêntero. Após a finalização desta fase, temos a formação da conhecida Gástrulas. O arquêntero representa o intestino primitivo do embrião(que dará origem ao ânus ou à boca nos protocordados.



Camadas germinativas:

- Ectoderme: 
·         Glândula salivares;
·         Todo sistema nervoso;
·         Pele e anexos (pêlos, folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas e unhas);
·         Córnea e cristalino;
·         Epitélio da abertura da cavidade oral (lábios), nasal e anal;
·         Esmalte dentário;
·         Hipófise e medula adrenal.

-Endoderme:
·         Epitélia da uretra e bexiga urinária;
·         Fígado e pâncreas;
·         Tireóide, paratireóides e timo;
·         Epitélio do trato digestório (exceto do ânus e lábios);
·         Epitélio do trato respiratório.

-Mesoderme:
·         Musculatura Lisa;
·         Dentes;
·         Músculos estriados (esquelético e cardíaco);
·         Sangue, tecido linfático;
·         Rins, ureteres, gônadas e ductos reprodutores;
·         Revestimento das cavidades orgânicas (celoma);
·         Endotélio de vasos sanguíneos e linfáticos;
·         Esqueleto, cartilagem e outros tecidos conjuntivos.


 Exercício Complementar:

Questão 1
(UNESP) Considere os esquemas, numerados de 1 a 6, que mostram os diferentes estágios que ocorrem durante o processo de clivagem. Observe que eles não estão na seqüência correta de acontecimentos. 




Em qual alternativa o desenvolvimento embrionário está em ordem seqüencial totalmente correta?
a) 3 - 6 - 1 - 4 - 5 - 2.
b) 5 - 3 - 1 - 4 - 6 - 2.
c) 3 - 5 - 2 - 1 - 6 - 4.
d) 1 - 3 - 5 - 6 - 4 - 2.
e) 3 - 1 - 5 - 2 - 6 - 4.
Resposta certa: C

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário