sexta-feira, 5 de abril de 2013

Células tronco que preenchem espaços em ossos

Hoje em dia, danos de longa extensão em ossos ou mesmo a remoção de tumores destes leva muitas vezes a amputação do membro, principalmente no que se refere a pernas e braços. O tratamento para tentar restaurar o osso perdido envolve diversos procedimentos cirúrgicos, com implante de próteses e fios, que muitas vezes pode falhar e é extremamente demorado.

Cirurgiões na clínica RUB Bergmannsheil estão tentando otimizar o processo de regeneração óssea através do uso de células-tronco autólogas. Essas células, dependendo das condições, são capazes de se diferenciar em células osteoblásticas - que dão origem aos ossos. Células-tronco desse gênero podem ser extraídas facilmente de um indivíduo adulto: "Nós coletamos elas inserindo uma agulha profunda na crista ilíaca (parte do osso que constitui a bacia)", explica o Dr. Dominik Seybold. 

Com a ajuda de um raio-x, o cirurgião injeta cerca de seis a oito mililitros de uma solução concentrada de células-tronco diretamente dentro do tubo periósteo, local onde o osso irá crescer novamente. Ainda com o raio-x, o processo de recuperação é monitorado rotineiramente. Até então, essa terapia foi aplicada em 20 casos, "Isso não é o suficiente para ser estatisticamente relevante", admite o Dr Seybold, porém os resultados tem se mostrado encorajadores: o processo de regeneração óssea que durava geralmente cerca de 49 dias sem o uso de células-tronco estava agora acontecendo em 37 dias com a nova terapia. Em casos de, por exemplo, ter que ser regenerado oito centímetros de osso, o tempo de tratamento seria reduzido em três meses, e isso demonstra o quão promissora poderá ser essa técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário