sábado, 6 de abril de 2013

Benefícios da jabuticaba



Dez unidades consumidas por dia, com casca, seriam suficientes para auxiliar na prevenção de doenças. Isso, claro, associado a estilo de vida saudável.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp descobriram que a fruta pode ajudar no tratamento e prevenção de doenças. “A jabuticaba possui compostos fenólicos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, combater os radicais livres, possui vitamina C e do complexo B alem de possuir fibras que ajudam o colesterol sanguíneo”, explica Mário Roberto Maróstica, pesquisador da universidade.

Descobriu-se que as melhores propriedades estão na casca. A pesquisa consistiu em transformar esta casca em uma farinha e um extrato que, posteriormente, foram testados em células com algum tipo de câncer. “Nós observamos uma redução de 50% no crescimento de células de leucemia e células de câncer de próstata”, afirma o pesquisador.

Observou-se uma redução de 50% no crescimento das células cancerígenas. Fato  explicado por a fruta possuir compostos fenólicos. Os mais potentes estão presentes na casca e atribuem a cor escura à fruta. Estes compostos combatem o envelhecimento precoce da pele.

Outra vertente da pesquisa mostrou que o consumo diário de jabuticaba pode ter efeito na prevenção da diabetes tipo dois. A casca da fruta provou ser eficaz na redução de 10% de glicemia e na redução do colesterol sanguíneo.

Para saber mais, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário