domingo, 17 de março de 2013

Diário de um Engenheiro: Poluição atmosférica e os riscos aos trabalhadores no trânsito.


O estudo dos efeitos nocivos produzidos pela interação de agentes químicos contaminantes do ambiente de trabalho com o trabalhador exposto é responsabilidade da Toxicologia Ocupacional. A detecção precoce de uma exposição perigosa pode diminuir significativamente a ocorrência de efeitos adversos à saúde. 

A poluição atmosférica recebe crescente atenção como problema de saúde pública, pois representa uma fonte de agentes que podem promover o estresse oxidativo e danos ao DNA, levando a efeitos cancerígenos e mutagênicos.
  
Alguns indivíduos estão mais expostos à poluição atmosférica, composta de vários poluentes, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e ozônio em níveis elevados, aumentando o risco de desenvolvimento de lesões inflamatórias no sistema pulmonar de trabalhadores como motoboys, controladores de tráfego, policiais e taxistas. 

Uma forma de analisar o impacto dos poluentes na saúde é a determinação de quanto desses poluentes comprometem precocemente a função pulmonar.

Um estudo de 2009, realizado pelo Centro Universitário São Camilo, com 90 indivíduos (30 motoboys, 30 taxistas e 30 funcionários do setor administrativo, que formaram o grupo controle) avaliou a função pulmonar pelos testes de capacidade vital forçada (CVF), volume expiratório forçado (VEF), a relação CVF/VEF e o fluxo expiratório.

Os resultados obtidos apresentaram diferenças estatísticas entre os três grupos, sendo que o grupo de motoboys apresentou os piores valores. Concluiu-se que este grupo apresentou pior função pulmonar, que pode estar diretamente relacionada à intensidade e tempo de exposição aos poluentes, fatores determinantes para o agravamento da toxicidade de poluentes. 

Outro estudo realizado e apresentado no Seminário Científico da Poluição Ambiental, em agosto deste ano, demonstrou resultados parciais da pesquisa “Avaliação da exposição aguda ao material particulado em controladores de trânsito e trabalhadores da área do cinturão verde da cidade de São Paulo”. Avaliaram-se os efeitos da poluição do ar na saúde em grupos altamente vulneráveis aos gases poluentes expelidos pelos veículos: 71 taxistas e 30 funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que são responsáveis pela fiscalização do trânsito.

Concluiu-se que o ar poluído provocou inflamação nos olhos e pulmão, alterações na pressão arterial e no ritmo cardíaco, distúrbio pró-coagulante, maior tendência à obesidade, conjuntivite, rinite e maior número de quebras cromossômicas, o que significa mais risco de câncer, tanto nas mucosas expostas, quanto nas células circulantes. O estudo avaliou também as variações no estado de saúde dentro do grupo mais exposto à poluição. Ficou comprovado que, à medida que os poluentes aumentam o organismo também piora. 

Bárbara C. M. F. Paes
Graduanda em Engenharia Biotecnológica

Bibliografia

AGÊNCIA BRASIL. Estudo mostra danos causados pela poluição à saúde de profissionais que trabalham no trânsito. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-08-23/estudo-mostra-danos-causados-pela-poluicao-saude-de-profissionais-que-trabalham-no-transito>. Acesso em: 22 set. 2012.
FERREIRA, C. A. S. Análise da função pulmonar de motoboys: o efeito da poluição atmosférica. Prevenção, a melhor forma de cuidar. O Mundo da Saúde, São Paulo, 2009, v.2, n.33, p.170-4. Disponível em: <http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/67/170a174.pdf>. Acesso em 15 set. 2012.
GAMA GASES. Propriedade dos gases. Disponível em: <http://www.gamagases.com.br/propriedades.htm>. Acesso em: 27 set. 2012.
NEGRI, A. Estudos dos efeitos mutagênicos da poluição ambiental em trabalhadores de rua em São Paulo. 2010. 65f. Tese (Doutorado em Ciências) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-25022010-154540/pt-br.php>. Acesso em: 18 set. 2012.

Um comentário:

  1. A DKW66, RESOLVEU O PROBLEMA......NA CHINA.
    VER NO GOOGLE VELA RASTREANTE.

    ResponderExcluir