terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dispositivo captura células cancerosas circulantes no sangue

A metástase é um processo relacionado a disseminação de tumores malignos ocasionado pelas células tumorais circulantes (CTCs). As CTCs são células raras que se soltam de um tumor original e se espalham pelo corpo, originando novos tumores. Por isso, a detecção dessas células no início da doença pode fornecer informações importantes sobre o tipo de câncer e sua progressão.

Nos últimos anos, pesquisadores da UCLA, nos Estados Unidos, desenvolveram o "NanoVelcro", chip capaz de isolar CTCs para análise, trabalhando como um velcro.

Recentemente, a equipe melhorou o "NanoVelcro" através da substituição do nanofio original de silicone por um novo tipo de polímero, o qual é mais eficiente na fixação das células cancerosas presentes na amostra de sangue. Utilizando um feixe de laser miniaturizado, foi possível imobilizar CTCs únicas. 

A ideia é que os médicos possam personalizar o tratamento através dessa análise, feita a partir de amostras de sangue de cada paciente. "Com esta tecnologia, estamos chegando mais perto do objetivo de uma biópsia líquida altamente aplicável, onde podemos coletar amostras de células cancerosas por uma coleta de sangue simples e entender os genes que lhes permitem crescer", concluem os pesquisadores.

Fonte: iSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário