sábado, 23 de fevereiro de 2013

Curiosidades: o poder dos microscópios



Não há duvida de que a citologia, ciência que estuda as células, depende muito de instrumentos de ampliação, e que o avanço nos estudos dessa ciência acompanham o progresso das tecnologias de equipamentos microscópicos. Desde os primeiros trabalhos, até anteriores que os de Hooke, cientista britânico que criou o termo “célula”, e Leeuwenhoek , considerado pai da microbiologia, os microscópios foram se aperfeiçoando e alcançando novas escalas.

Na microscopia óptica encontram-se desde microscópios mais simples, como os de bancada, aos mais complexos como os de fluorescência, possibilitando a observação de pequenas organelas presentes nas células, da ordem de 200 nanômetros.

Com o surgimento do microscópio eletrônico foi possível obter resoluções ainda muito maiores, chegando a 0,7 ângstrom. Para isso, utilizam-se feixes de elétron e lentes magnéticas para a formação das imagens. A combinação de técnicas de microscopia eletrônica permite a observação de componentes celulares como as enzimas, proteínas e açúcares. Atualmente é possível realizar a tomografia eletrônica de uma célula para detectar elementos químicos em suas organelas.
         
Mais recentemente, cientistas suíços desenvolveram um novo aparelho que une a microscopia holográfica ao processamento digital, criando imagens 3D de tecidos vivos de escala nano. As imagens são geradas sem a utilização de contrastes como o GFP (proteína verde fluorescente), eliminando o risco de serem distorcidas por substâncias estranhas presentes nas amostras. Com esse avanço, é possível observar em tempo real a reação de uma célula individual às substâncias introduzidas.

Apesar das mais diversas inovações, não se fala num único microscópio mais potente que os demais. Existem os microscópios de alta resolução, com características que os fazem capazes de alcançar escalas subângstrom, para observação de processos importantes da nanotecnologia, como átomos em redes cristalinas. As diferentes performances estão relacionadas ao propósito dos aparelhos.

Um comentário: