domingo, 10 de fevereiro de 2013

A força da biodiversidade

A notícia de capa da Nature, do dia 6 de fevereiro, veio ilustrar a importância da biodiversidade em culturas. A pesquisa da Universidade de Guelph, baseada em dez anos de estudo, aponta o risco da monocultura, que mesmo parecendo muito estável e produtiva, tende a entrar em colapso. Escrita por Profs. Andrew MacDougall e Kevin McCann, a pesquisa confirma que manter várias de espéicies numa mesma área, ajuda a evitar impactos irreversíveis após a influência humana, como mudanças de clima e invasão de pragas.

McCann afirma que existem muitas culturas que são produtivas e estáveis, ano após ano, no entanto, de reperte acontece uma grande perturbação e toda a biodiversidade que foi perdida, faz falta.  

Os estudos mostraram que a biodiversidade evita invasão por outras espécies, como pode acontecer em um área só de gramíneas, como também, afeta possibilidade de queimadas. Uma área com maior diversidade de espécies tem menos lixo orgânico perene, enquanto a monocultura acumula esse lixo, facilitando o alastramento do fogo. 

Leia mais detalhes dessa pesquisa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário