quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Processo de desenvolvimento do câncer

Cientistas da Universidade Livre de Bruxelas descobriram um fator que leva ao desenvolvimento de tumores malignos nas células cutâneas, segundo esses cientistas isso se deve à reprogramação celular.O estudo foi realizado no câncer basocelular, o tipo mais comum da Europa, Estados Unidos e Austrália.

Anteriormente à pesquisa, acreditava-se que o tumor era originado unicamente a partir de células-tronco mutantes, entretanto Cédric Blanpain e sua equipe demonstraram que a reprogramação de células adultas e saudáveis também poderiam gerar células cancerosas, logo os diferentes tumores deveriam assim ser originados por diferentes causas.

Os pesquisadores demonstraram também que a razão dessa reprogramação celular se deve à uma via bioquímica denominada Wnt/beta-catenina, que quando ativa transporta certas proteínas para o interior da célula que causam a reprogramação. A próxima medida a ser tomada, então, seria bloquear essa via. Os cientistas almejam a produção de um creme que impediria a ativação dessa via, impedindo a formação de tumores, que seria adicionado aos protetores solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário