quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Injeção contra a cegueira


     Cientistas da Universidade de Oxford anunciaram que conseguiram recuperar a visão de camundongos totalmente cegos com injeções nos olhos de células sensíveis à luz. 
  Foram usados como cobaias camundongos totalmente desprovidos de células fotoreceptoras sensíveis à luz em suas retinas. A pesquisa constituiu em injetar células precursoras - células primitivas e indiferenciadas - para desenvolver a estrutura da retina no olho. Constatou-se a formação de uma retina duas semanas após as injeções. 
    Estudos anteriores obtiveram resultados semelhantes com ratos que tinham uma retina parcialmente prejudicada e não desprovidos totalmente dela, como no estudo atual. Os ratos testados agora não eram capazes de distinguir entre a luz e a escuridão. 
     Para a comprovação da formação da retina, as cobaias que receberam a injeção foram testadas para ver se evitavam áreas iluminadas e se suas pupilas contraíam em contato com a luz e tiveram seus cérebros escaneados para aferir se a informação visual estava sendo processada pela mente.
    A equipe de pesquisadores de Oxford, que realizou o estudo, afirmou que sua pesquisa é semelhante aos tratamentos de pacientes de doenças degenerativas de vista. Caso a injeção seja comprovadamente eficaz, ela pode ser um grande avanço na ajuda para o retorno da visão de pessoas com cegueira por problemas na retina.
Para ler a reportagem completa, clique aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário