terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Diário de um Engenheiro: Intoxicação por Tintas e Solventes Orgânicos

Os pintores ficam expostos a tintas e solventes orgânicos por muito tempo e a maioria deles não utilizam de equipamentos de segurança necessários para fazerem seus trabalhos. Na tinta estão presentes muitas substâncias químicas danosas á saúde humana, que em determinadas condições e concentrações podem produzir efeitos indesejáveis desde uma leve irritação na pele até uma intoxicação aguda grave ou um efeito crônico como o câncer. 

A principal via de entrada destes compostos no organismo é a via respiratória, mas a contaminação pela pele também pode se revelar importante. Os solventes orgânicos são compostos de larga utilização na indústria para a dissolução de várias substâncias. 

Os efeitos de uma exposição a tintas que são á base de solventes orgânicos caracterizam-se, fundamentalmente, por uma ação depressora do sistema nervoso central, ação irritante da pele e mucosas, lesão hepática e renal. 

A sintomatologia da intoxicação aguda é reconhecida, desde o século passado, e estão descritos os seus efeitos anestésicos – sonolência e entorpecimento, vertigens e tonturas, perda do poder de concentração e mesmo inconsciência. 

A exposição a concentrações inferiores ao limiar da intoxicação aguda pode dar origem a alterações do comportamento e psicomotoras com manifestações de fadiga, cefaleias, perda de memória e de atenção, e por vezes irritação das vias respiratórias superiores. Estas manifestações são reversíveis se a exposição cessar. 

Em 1984, a Organização Mundial de Saúde (OMS), com base em dados disponíveis, considera a possibilidade de uma exposição crónica a solventes orgânicos ter efeitos neurotóxicos e divide as alterações neuropsiquiátricas em três grupos de gravidade crescente.

Recentemente, a exposição a solventes tem sido considerada como um contributo para o desenvolvimento de surdez. Os resultados de alguns estudos desenvolvidos nos últimos anos, principalmente na Finlândia, apontam para que a exposição crônica a solventes orgânicos tenha também efeitos nocivos na fertilidade feminina e masculina. 

O estudo da incidência de cancro e da mortalidade por essa causa no grupo de expostos a solventes orgânicos tem também sido objeto de alguns trabalhos; os seus resultados apontam para um risco acrescido de cancro do sistema hematopoiético e do útero. 

Para o manuseio com segurança de tintas e solventes deve-se dar atenção á ventilação do ambiente e utilizar equipamentos de segurança individual como máscaras, luvas e roupas adequadas. 

Deivid Mazzi 
Graduando em Engenharia Biotecnológica

Bibliografia 

AVALIAÇÃO DE AGENTES QUÍMICOS EM INDÚSTRIA DE TINTAS. Disponível em: <http://www.abrafati.com.br/bnews3/images/multimidia/Documentos/06_S%C3%A9rgio%20Graff%20%20Avaliacao%20de%20agentes%20quimicos%20em%20industria%20de%20tintas.pdf> Acesso em: 06 out. 2012 

PINTO,R. Toxicicidade dos solventes no homem. Disponível em: < http://negocios.ma iadigital.pt/hst/sector_actividade/quimica/riscosmedprevqui/riscossolventes> Acesso em: 06 out. 2012

7 comentários:

  1. Pintei meu quarto com tinta para ambiente externo, tinta para madeira e metal. todo o quarto, passei mais de 24 hrs respirando o odor, bem, a dois dias que tenho dores absurdas de cabeça, olhos irritadíssimos, coriza, pulmão cansado e muita fadiga. mas o que incomoda mais é a dor de cabeça, penso não ser nada grave por isso nao procurei médico ainda, mas depois de ler esse artigo, acredito que hospital seja uma opção agora.

    ResponderExcluir
  2. Pintei meu quarto com tinta para ambiente externo, tinta para madeira e metal. todo o quarto, passei mais de 24 hrs respirando o odor, bem, a dois dias que tenho dores absurdas de cabeça, olhos irritadíssimos, coriza, pulmão cansado e muita fadiga. mas o que incomoda mais é a dor de cabeça, penso não ser nada grave por isso nao procurei médico ainda, mas depois de ler esse artigo, acredito que hospital seja uma opção agora.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite ,já que copiaram a foto do meu blogue deixo meu link para visitarem http://gomespintor.blogspot.com.br pena que suas configurações para links são dofollow

    ResponderExcluir
  5. Eu pintei um curral c tinta própria p curral tive uma queimadura forte na perna e agora aparecem manchas q coçam MT em meu corpo.

    ResponderExcluir