segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Curiosidades: a produção de mel



Para estarem de acordo com a lei sanitária, as indústrias alimentícias investem cada vez mais nos cuidados na produção de alimentos, se adequando às exigências dos consumidores. Mas existe um exemplo desse tipo de prática bem mais simples do que o que acontece nas grandes empresas: as abelhas.
               
Para produzir mel, as abelhas precisam de néctar. O néctar é um liquido presente nas flores e que é responsável pelo perfume das mesmas. As abelhas campeiras colhem esse néctar e o armazenam em seus estômagos. Assim que chegam à colméia, essas abelhas regurgitam o néctar, passando-o para as operárias. O trabalho então é eliminar boa parte da água presente no néctar, através da evaporação, e para isso as abelhas engolem e regurgitam o néctar várias vezes, alem de agitar as asas sobre os favos, até o liquido ficar espesso, contendo apenas 20% de água.
                 
O mel é um excelente alimento para as abelhas, pois contém muito açúcar e, dessa maneira, fornece muitas calorias, além de algumas de suas propriedades o tornarem extremamente resistente a bactérias, devido a enzima glicose oxidase, que ajuda a matar germes, ao seu pH levemente ácido e a sua capacidade de absorver umidade do ambiente, causando a plasmólise de bactérias.
                
Para manter essas características e todas as qualidades do mel, as abelhas têm um grande cuidado com os favos, controlando a temperatura da colméia, preocupando-se em circular o ar e respingar água no seu alimento quando necessário. Além disso, as abelhas sempre deixam a colméia para fazer suas necessidades, não defecando no lugar onde vivem.
                 
Apesar de os alimentos consumidos pelos humanos, inclusive o mel, requererem uma enorme quantidade de análises para comprovar sua qualidade, é intrigante perceber que isso, em menor escala, também é importante para outros seres vivos. Todo esse cuidado das abelhas com o mel mostra a importância de mantê-lo em suas condições ideais para cumprir seu papel de sustentar a colméia.

 
Você conhece o projeto "Análise do Mel" da BiotecJr? Clique aqui para saber mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário