domingo, 13 de janeiro de 2013

Curiosidades: Crianças geneticamente projetadas "Os super bebês!"



Com os incríveis avanços no mapeamento de genomas e na engenharia genética, já é possível modificar a composição genética de plantas e animais, mas você já pensou na possibilidade de projetar geneticamente os bebês? Para isso, os cientistas precisam ainda desvendar todo o genoma humano, identificando quais genes culminam em dadas características e, a partir disso, manipulá-los nos embriões. Mas essa realidade não é tão distante.


Existe, atualmente, a pré-filtragem genética, utilizada durante a fertilização in vitro para selecionar aqueles embriões que não apresentam desordens genéticas, diminuindo as chances de que estas sejam herdadas, mas as possibilidades da engenharia genética vão muito além.

No interior das células de todos os seres vivos existem moléculas, de DNA e/ou RNA, capazes de armazenar e transmitir o material genético do organismo, composto de uma seqüência de genes. Essas moléculas também são responsáveis pela tradução desse material genético, ou genoma, culminando na síntese de proteínas. São as proteínas que, exercendo suas funções hormonal, estrutural, energética, enzimática, que determinam as características de um organismo. Dessa maneira, quando existe uma modificação no genoma de um ser vivo, com a alteração dos seus genes, ocorrerá a síntese de diferentes proteínas e, assim, as características do ser também se modificam.

Alterações nos genes de animais são feitas há anos, de maneira que estes apresentem características favoráveis. Apesar de serem necessários mais alguns anos de pesquisa para que qualquer característica desejada possa ser adicionada a embriões humanos, pode-se enxergar a possibilidade de fazer uma criança sob medida através de técnicas inovadoras, como a terapia de gene germline, onde genes dos espermatozóides, óvulos ou embrião são manipulados em seu estágio inicial.

Assim, características como cor dos olhos, cabelo, altura poderiam ser escolhidas num banco de genes ou, mais importante que isso, seria possível eliminar as doenças genéticas e superar os limites humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário