quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Nutricosméticos: as possiveis cápsulas da beleza


O mercado de cosméticos é altamente dinâmico, com o lançamento de novos produtos em velocidade acelerada. Nos últimos anos, novos conceitos também foram surgindo, como é o caso dos nutricosméticos.

Seguir uma alimentação equilibrada é o método mais recomendado pelos médicos para quem deseja evitar doenças e prevenir o envelhecimento. Isso porque as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células sadias do nosso organismo. No entanto, a maioria das pessoas não consome a quantidade necessária de nutrientes capaz de oferecer proteção total.

Sabendo disso, a indústria da beleza investiu na criação dos nutricosméticos, ou seja, doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências. Eles são o resultado da convergência entre as indústrias de cosméticos e alimentos, e são caracterizados pela ingestão de pilulas, alimentos ou suplementos com o propósito de melhorar aspectos estéticos da pele e apêndices (antirrugas, antiacne, anticelulite, entre outros). 

"O objetivo é nutrir o organismo para garantir a saúde do corpo e a boa aparência. O conceito é a beleza de dentro para fora", diz Mauricio Pupo, professor de cosmetologia, diretor da Ipupo Consult (SP), consultoria especializada no desenvolvimento de nutricosméticos para o mercado brasileiro. 

As cápsulas são um complemento da rotina de beleza. "A pílula antigordura, por exemplo, ajuda a acelerar o me­ta­bolismo e, assim, diminui medidas. Mas, para reduzir pra valer o peso na balança, é necessário associá-la a dieta e ginástica", explica Luciana Guanaes, dermatologista da AmaDerm Medicina Avançada (RJ).

Contudo verifica-se que a comunidade científica tem se esforçado em apresentar esclarecimentos e comprovações sobre os efeitos dos produtos com este conceito, ou seja,a pesquisa das capsulas da beleza ainda tem muito a crescer nos proximos anos, sendo um mercado promissor para os amantes da beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário