segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Marca-passo biológico



Pesquisadores do instituto Cedars-Sinai, em Los Angeles, publicaram trabalho onde células no coração de porcos-da-índia foram induzidas a se transformar em marca-passos com a ajuda de um vírus modificado. O grupo de cientistas acredita que a técnica também funcione para corações humanos.

Devido a doenças ou ao próprio envelhecimento, o ritmo de emissão de sinais elétricos que proporcionam o bombeamento no coração acaba sendo alterado e a solução para o problema, atualmente, é o uso de marca-passos artificiais. A equipe americana tem esperanças de que a nova técnica possa criar marca-passos biológicos.

Para isso, um gene que está associado à formação de células que regulam o batimento cardíaco foi injetado em um vírus geneticamente modificado, para este então infectar as células do músculo cardíaco dos porcos-da-índia.

A maioria dos porcos-da-índia que receberam as injeções do gene tiveram algumas células do coração modificadas, passando a apresentar batimentos cardíacos originados do seu novo marca-passo.

Diferentemente do marca-passo eletrônico, o marca-passo biológico apresenta a vantagem de não ter a necessidade de alimentação, como as baterias, nem apresenta problemas como desalojamento e quebras, além de poder crescer com o paciente. O pesquisador Hee Cheol Cho ressalta, porém, que deverão ser feitas muito mais pesquisas antes que o método possa ser testado em humanos.

 Para saber mais, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário