sábado, 22 de dezembro de 2012

Dispositivo portátil realiza inúmeros testes a partir de uma única gota de sangue


Pesquisadores do Methodist Hospital Research Institute, nos EUA, desenvolveram um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito que permite que médicos testem os níveis de insulina, colesterol e até mesmo sinais de infecção viral ou bacteriana ao mesmo tempo, por meio de uma gota de sangue. O novo teste, que recebeu o nome de V-Chip, pode tornar possível fornecer exames em áreas remotas e outras situações de necessidade.

"V-Chip é preciso, barato e portátil. Ele requer apenas uma gota de uma amostra, e não um frasco de sangue, e pode fazer 50 testes diferentes de uma só vez", afirma o pesquisador principal Lidong Qin

Ensaios semelhantes são tipicamente feitos usando equipamentos grandes e complexos, como espectrômetros de massa, ou exigem análise de fluoroscopia, que também deve ser feita em um laboratório. O V-chip, por outro lado, pode ser transportado dentro do bolso. Ele é composto por duas peças finas de vidro. Entre elas estão compartimentos de quatro aspectos: peróxido de hidrogênio, até 50 diferentes anticorpos para proteínas específicas, fragmentos de DNA ou RNA e a enzima de catalase, soro ou sangue e um corante.

Inicialmente, os compartimentos são mantidos separados um do outro. A mudança nas placas de vidro leva eles a entrarem em contato, criando um caminho contíguo de uma das extremidades do V-chip para a outra.  Conforme a substância de interesse, por exemplo, a insulina, une-se a anticorpos ligados à lâmina de vidro, a catalase se torna ativa e divide o peróxido de hidrogênio nas proximidades em água e gás oxigênio.  O oxigênio empurra a coluna do corante. Quanto mais insulina está presente, mais oxigênio é criado, e mais longe o corante é empurrado para cima do vidro. Testes mostram que a distância é mais ou menos proporcional à quantidade de substrato presente, neste exemplo, a insulina.

O resultado final é um gráfico de barras visual, fácil de ler e preciso. "A sensibilidade do V-chip pode ser melhorada se os canais mais estreitos e longos forem usados. Nossos próximos passos são tornar o dispositivo mais simples, que quase não precise de instruções", conclui Qin.

Fonte: iSaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário